Logo que estiverem reunidas as condições para o regresso ao gradual funcionamento dos mercados de alimentos, os governos nacionais, a nível global, devem garantir sistemas regulamentares sólidos para assegurar altos padrões de limpeza, higiene e segurança, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tedros Gebreyesus, diretor-geral da OMS, recorda que “são os governos que devem aplicar rigorosamente as proibições de venda de animais selvagens, e fazer cumprir as normas de segurança e higiene dos alimentos, para garantir que os produtos se vendem nos mercados são seguros”, desmentindo, assim, algumas informações que davam conta que a organização apoiava a reabertura dos mercados com animais selvagens na China.

“Alguns países estão a considerar levantar as restrições sociais e económicas. Isso é algo que todos queremos, mas deve fazer-se com muito cuidado. Se se faz demasiado rápido, corremos o risco de um ressurgimento que poderá ser pior do que a situação atual”, advertiu o líder da agência da ONU.

O representante da OMS na Europa, Hans Kluge, corrobora esta ideia, lembrando que o número de casos no continente europeu continua a aumentar, o que coloca quase 50 por cento da carga global da Covid-19 na Europa. “As pessoas perguntam com razão: Quanto temos que suportar? E por quanto tempo? Em resposta, os governos e as autoridades sanitárias devem encontrar soluções para identificar quando, em que condições e como podemos considerar uma transição segura através de uma mudança gradual das medidas”, explicou.

Segundo Hans Kluge, qualquer passo para aliviar as restrições e a transição deve garantir, entre outras variantes, que “a evidência mostra que a transmissão de Covid-19 está controlada; que do ponto de vista da saúde pública e dos sistemas de saúde, existe capacidade para identificar, isolar, testar e rastrear e colocar em quarentena as pessoas doentes ou sob suspeita; e que os riscos de surtos se reduzem ao mínimo em ambientes de alta vulnerabilidade, especialmente em lares de idosos, centros de saúde mental e locais muito movimentados”.