Crianças que se encontrem a frequentar o primeiro e segundo ciclos do ensino básico, nos Agrupamentos Escolares do Baixo Guadiana, no Algarve, são convidadas a usar as suas férias da Páscoa para elaborar desenhos, textos ou músicas. A dinâmica dá forma ao concurso “Este ano a Páscoa é em casa!”, e o objetivo é levar um desafio aos alunos que se encontram nas suas casas, como medida de contenção da atual pandemia.

O passatempo apresenta três categorias de participação: desenho, escrita ou composição musical. “As palavras de ordem são imaginação e criatividade”, afirmam os responsáveis pela ‘Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana’, organismo promotor do concurso.

Os trabalhos podem ser entregues até ao próximo dia 17 de abril, e  a sua avaliação acontecerá mediante a votação do público na rede social Facebook da associação ‘Odiana’. Os autores dos trabalhos considerados os mais criativos terão direito a diferentes prémios “a usufruir no Baixo Guadiana”.

Os promotores do passatempo explicam o contexto em que a iniciativa se desenrola. “Face à situação excecional de isolamento decretada, bem como o encerramento das atividades escolares presenciais e ATL’s, a [associação] ‘Odiana’, de modo a contribuir para a ocupação dos tempos livres no território, lançou este passatempo às crianças nestas férias da Páscoa e final do 2.º período letivo.”

Os responsáveis pelo concurso destacam as mais-valias que a iniciativa pode apresentar. “Esta iniciativa pretende fundamentalmente valorizar a criatividade e o imaginário infantil, através do desenvolvimento de competências e da prática da expressão artística e da escrita, e promovendo por isso a ocupação dos tempos livres, em situação de isolamento provocada pela pandemia Covid-19.” O regulamento e a autorização parental para participação no passatempo estão disponíveis online.