As pessoas com deficiência e suas famílias, que sintam que carecem de apoio devido às consequências das medidas de contenção da atual pandemia, podem agora dar conta dos problemas e dificuldades com que se deparam, através de uma mensagem enviada para um endereço eletrónico disponibilizado para o efeito.

A iniciativa é promovida pelos membros do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa. Os elementos deste organismo afirmam estar disponíveis para prestar apoio às famílias que necessitem de apoio “espiritual, psicológico, logístico”, ou de um assistente social. Desta forma, pessoas com deficiência e suas famílias podem “escrever em caso de necessidade”, para o e-mail pastoraldadeficiencia@patriarcado-lisboa.pt.

Os promotores do projeto explicam o contexto em que a iniciativa se vai desenrolar. “Em colaboração com Fundação Famílias ComVida, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência dispõe-se a acolher por e-mail e posteriormente ao telefone as pessoas com deficiência, as suas famílias e cuidadores encaminhando-as para os serviços disponibilizados pela própria fundação e pelas suas entidades parceiras (a Pastoral da Família e a Cáritas Diocesana de Lisboa)”, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.