O atual cenário de pandemia levou os responsáveis pela Assistência Médica Internacional (AMI) a lançar um projeto de angariação de fundos e de “recrutamento de voluntários para a compra e entrega de bens essenciais aos mais vulneráveis”. A iniciativa é designada “Os AMIgos são para as ocasiões”, e visa travar a propagação da Covid-19, com um olhar especial sobre os mais vulneráveis à doença.

O projeto tem como objetivo reforçar o “apoio aos idosos e outros grupos de risco acrescido, como doentes oncológicos, pessoas que vivem com VIH, diabéticos, famílias monoparentais e outros casos em situação de isolamento social, beneficiários dos ‘Centros porta amiga’ e outros idosos identificados por outros serviços sociais em contacto com as equipas AMI”, explicam os serviços de comunicação da organização.

Aqueles que desejarem apoiar esta iniciativa, nomeadamente através da entrega de “alimentos aos beneficiários mais vulneráveis apoiados pela AMI em Portugal”, podem inscrever-se como voluntários, caso tenham entre 18 e 50 anos, e não pertençam a nenhum grupo de risco, ou podem também optar por fazer um donativo para a organização não governamental portuguesa. Os promotores da iniciativa deixam um apelo a toda comunidade – “Deixe-se ficar em casa”.