Foto: Capucine

O Vaticano, cidade-estado cercada por Roma, em Itália, decidiu oferecer um livro digital, na língua oficial daquele país, o mais afetado pela atual pandemia, com palavras do Papa Francisco. A obra é atualizada “várias vezes por semana”, com as novas intervenções do Santo Padre, relacionadas com os efeitos da propagação da doença.

A publicação é intitulada “Fortes na tribulação”, e tem como subtítulo “A comunhão da Igreja sustento no tempo da prova”. Na sua capa figura uma imagem retirada do património da Biblioteca Apostólica do Vaticano, onde está representado São Miguel Arcanjo, considerado o protetor da Igreja contra o mal.

Atualmente, o volume conta com 180 páginas e três secções. Além das palavras pronunciadas pelo Sumo Pontífice, a propósito da atual pandemia, é possível encontrar orações, ritos, súplicas, preces e bênçãos. A obra apresenta também as disposições da Penitenciária Apostólica no atual cenário de pandemia, assim como o decreto relativo às celebrações no próximo tríduo pascal.

A obra é organizada pelos membros do Dicastério para a Comunicação. “Este livro gostaria de ser uma pequena ajuda oferecida a todos, para saber avistar e experimentar na dor, no sofrimento, na solidão e no medo a proximidade e a ternura de Deus. É verdade que a fé não elimina a dor, a comunhão eclesial não tira a angústia, mas ilumina a realidade e revela-a habitada pelo amor e pela esperança fundada não nas nossas capacidades, mas precisamente n’Aquele que é fiel e que nunca nos abandona”, refere Andrea Tornielli, diretor do Dicastério do Vaticano, na introdução da publicação, que se encontra disponível no website da Libreria Editrice Vaticana, desde o passado dia 30 de março.