Foto: EPA / Michael Reynolds

Para mostrar respeito e gratidão pelo esforço dos médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, no combate à pandemia de Covid-19, centenas de restaurantes das cidades chinesas de Chengdu e Wuhan estão a fornecer refeições gratuitas a todos estes profissionais durante um ano. Ao mesmo tempo, muitas das principais atrações turísticas decidiram também proporcionar a entrada livre a todos os trabalhadores da área da saúde.

A iniciativa, amplamente acolhida e apoiada pelo setor privado e pela população local, pretende destacar a “dedicação altruísta e o trabalho valioso de médicos, enfermeiros e equipes médicas na proteção do bem-estar e saúde dos habitantes face à pandemia em curso”, justificam as entidades e empresas envolvidas.

O governo local das duas cidades também se juntou ao movimento solidário e adotou políticas e incentivos para apoiar estes profissionais. Além de aumentos salariais e outros subsídios, foi dado acesso gratuito a várias atividades culturais. E outras organizações criaram, por exemplo, o “vale oferta anjos”, que permite assistir, de forma gratuita, a 100 filmes.