Foto: Cáritas Diocesana de Coimbra

Com o objetivo de dar uma solução a “eventualidades no âmbito da pandemia Covid-19” que possam surgir nas estruturas residenciais para idosos e unidades de longa duração e manutenção da Cáritas Diocesana de Coimbra, os responsáveis por este organismo humanitário da Igreja Católica decidiram iniciar esta quarta-feira, 1 de abril, uma formação virtual preventiva, direcionada aos cerca de 75 dos seus profissionais que se encontravam a trabalhar em respostas sociais atualmente encerradas – os Centros de Atividades de Tempos Livres, a creche e o Jardim de Infância

O objetivo é contribuir para que estes funcionários, atualmente sem ocupação devido ao encerramento das estruturas onde trabalhavam, possam “prestar auxílio a outros equipamentos”, em caso de necessidade. A formação será ministrada por profissionais especializados das áreas da saúde, intervenção direta e nutrição. Os funcionários da Cáritas poderão acompanhar os diversos conteúdos “através de live streaming da rede social Facebook”, referem os serviços de comunicação da Cáritas de Coimbra.

A iniciativa visa “preparar os profissionais para o contexto prático das estruturas residenciais para idosos e unidades de longa duração e manutenção, conferindo aos participantes a oportunidade de absorverem informação sobre os comportamentos a adotar com os utentes e como atuarem como colaboradores”, explica a Cáritas de Coimbra, adiantando que do programa fazem parte “regras de higienização e controlo de infeções, segundo a Direção-Geral da Saúde, como a utilização de luvas, máscaras de proteção ou equipamentos de proteção individual”.

A oferta formativa será também uma ocasião para reforçar “todos os cuidados de higiene a ter com utentes, desde banhos, higiene oral ou cuidados ao deitar, bem como transferência e posicionamento de doentes”. A formação deverá ainda abordar os “cuidados a ter com a alimentação e hidratação”, assim como as “limpezas e tratamento dos lixos”.