Foto: F.M.

As celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal no Santuário de Fátima vão decorrer à porta fechada, pela primeira vez na história deste templo mariano. As cerimónias terão lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sem a presença de assembleia, e poderão ser acompanhadas através dos meios de comunicação social e das plataformas digitais.

A Eucaristia do Domingos de Ramos, que acontecerá a 5 de abril, será presidida por António Marto, cardeal e bispo da diocese de Leiria-Fátima, a partir das 11h00. A celebração poderá ser acompanhada através do website do santuário, da sua página na rede social Facebook, no Sapo, no Meo Kanal 707070 e na TV Canção Nova. A Missa contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Estas medidas têm em vista conter a atual pandemia. Apesar da ausência de assembleia, os responsáveis pelo Santuário de Fátima decidiram manter “praticamente todo o programa da Semana Santa e do Tríduo Pascal adaptando-o às circunstâncias do momento”, conforme destacam os serviços de comunicação da instituição.

No canal do Santuário de Fátima do Youtube, e na página do templo mariano na rede social Facebook, serão transmitidas as celebrações, como a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa. No dia seguinte vão passar as Laudes, assim como a Paixão, “com uma intenção especial de oração pelos doentes, pelas vítimas diretas e indiretas desta pandemia provocada pelo Covid-19 e por todos os que, de uma forma ou de outra, trabalham para que a vida não pare”. Ainda na sexta-feira santa, o santuário vai assegurar a transmissão de uma Via-Sacra, “feita a partir do ‘Itinerário do peregrino’, mas sem a participação de fiéis”.

No sábado, além das Laudes, será recitado o terço, ao meio-dia, e será celebrada uma Via-Matris e Vésperas. A Vigília Pascal, considerada a “celebração mais importante deste ciclo litúrgico”, também chegará até aos cristãos através das plataformas digitais.

“O calendário e a forma como decorrerão as celebrações foram decididos em função das disposições definidas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), com um decreto de 25 de março de 2020 bem como as próprias orientações do bispo diocesano, em conformidade com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa”, refere a sala de imprensa do santuário, adiantando que “todas as celebrações do Tríduo Pascal” serão presididas por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor naquele templo mariano.

Os responsáveis pelo Santuário de Fátima explicam que a instituição vai, assim, “viver estes dias num clima de recolhimento, sem a presença de muitos dos grupos que habitualmente peregrinam à Cova da Iria neste tempo de Quaresma e Páscoa, sobretudo espanhóis que, dada a proximidade geográfica, têm por tradição visitar Portugal nesta quadra festiva”. O programa detalhado das celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal pode ser consultado online.