Várias equipas especializadas vão realizar, a partir desta segunda-feira, 30 de março, uma operação de testes de despiste da Covid-19 em todos os lares de idosos do país, que numa primeira fase irá decorrer nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda. A escolha destes concelhos foi feita após uma análise de risco dos concelhos onde há mais lares com maior número de pessoas.

A campanha, segundo o jornal Público, resulta de uma parceria entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que tutela os lares) articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um kit de diagnóstico do vírus.

«Vamos começar com os profissionais que estão a trabalhar nos lares e também em pessoas que tenham algum tipo de suspeita e sintomas», adiantou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, revelando que «o objetivo é fazer testes por todo o país» e que está a ser definido o mapa dos restantes concelho onde irão aplicar-se os testes, em função dos níveis de prioridade, do número de trabalhadores e da capacidade diária dos testes.

O governo já anunciou também a criação de uma equipa multidisciplinar de acompanhamento permanente dos lares que pode ser chamada em caso de emergência, enquanto as Forças Armadas podem ajudar na higienização de lares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *