Várias equipas especializadas vão realizar, a partir desta segunda-feira, 30 de março, uma operação de testes de despiste da Covid-19 em todos os lares de idosos do país, que numa primeira fase irá decorrer nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda. A escolha destes concelhos foi feita após uma análise de risco dos concelhos onde há mais lares com maior número de pessoas.

A campanha, segundo o jornal Público, resulta de uma parceria entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que tutela os lares) articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um kit de diagnóstico do vírus.

«Vamos começar com os profissionais que estão a trabalhar nos lares e também em pessoas que tenham algum tipo de suspeita e sintomas», adiantou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, revelando que «o objetivo é fazer testes por todo o país» e que está a ser definido o mapa dos restantes concelho onde irão aplicar-se os testes, em função dos níveis de prioridade, do número de trabalhadores e da capacidade diária dos testes.

O governo já anunciou também a criação de uma equipa multidisciplinar de acompanhamento permanente dos lares que pode ser chamada em caso de emergência, enquanto as Forças Armadas podem ajudar na higienização de lares.