Foto M.H

Jesuítas decidiram lançar online e gratuitamente uma publicação que cruza a fé e a cultura, com o objetivo de ajudar os portugueses a manterem-se nas suas habitações, como medida de contenção da Covid-19

A «Brotéria» é uma revista dos jesuítas portugueses que neste mês de março é disponibilizada de forma gratuita, com o objetivo de ajudar as pessoas que se encontram em situação de distanciamento social, a preencher os seus momentos livres. «A `Brotéria´ disponibiliza a versão digital da revista de março gratuitamente. Nestes tempos de isolamento, sinta-se livre para partilhar a revista», afirmam os responsáveis pela publicação, em comunicado.

Ao longo das páginas da última edição da «Brotéria», os leitores podem encontrar uma reflexão sobre a «crise da democracia portuguesa», mas também sobre «o que são e como funcionam as fake news». É ainda possível fazer uma «visita guiada às ideologias de cada um dos partidos com assento parlamentar», e a problemática da pobreza é também ela alvo de uma abordagem.

A revista «Brotéria – Cristianismo e cultura» é uma publicação centenária, propriedade da Companhia de Jesus. A publicação existe desde 1902, e conta com uma «riquíssima biblioteca com cerca de 160 mil monografias e mais de 200 publicações periódicas abrangendo, de forma particular, as áreas de Teologia, Filosofia, Literatura e História». A edição de março leva também até aos leitores um caderno cultural com críticas de cinema e outras análises a exposições. A revista encontra-se disponível em formato PDF.