Os bispos portugueses e espanhóis uniram-se para pedir a intercessão da Mãe de Cristo pelas «vítimas diretas e indiretas» da pandemia, pelos «profissionais de saúde, incansáveis nos seus esforços por socorrer os doentes», pelas «autoridades, no seu esforço para encontrar soluções» e por «todos nós e pelas nossas famílias».

«Nesta singular hora de sofrimento, assiste a tua Igreja, inspira os governantes das nações, ouve os pobres e os aflitos, exalta os humildes e os oprimidos, cura os doentes e os pecadores, levanta os abatidos e os desanimados, liberta os cativos e os prisioneiros e livra-nos da pandemia que nos atinge», pediu António Marto na oração de consagração de Portugal e Espanha, à qual se associaram a Albânia, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Eslováquia, Guatemala, Hungria, Índia, México, Moldávia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Polónia, Quénia, Republica Dominicana, Roménia e Timor Leste.

Ao Coração de Jesus Cristo, considerado pelo cristãos como o «médico das almas», o cardeal português pediu um «abraço» de amparo e conforto para «as crianças, os anciãos e os mais vulneráveis, os médicos, os enfermeiros, os profissionais de saúde e os voluntários cuidadores», suplicando também pelo reforço «da cidadania e da solidariedade».

Ajoelhado defronte da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, habitualmente venerada na Capelinha das Aparições, mas que nesta quarta-feira, 25 de março, esteve na Basílica da Santíssima Trindade para este momento de oração, António Marto invocou os pastorinhos sepultados naquele espaço, também eles vítimas de uma pandemia, e de uma forma especial, Santa Jacinta Marto, que viveu no hospital os seus últimos dias de vida.

«Ao consagrar-se ao teu Sagrado Coração, entrega-se a Igreja à guarda do Coração Imaculado de Maria, configurado pela luz da tua Páscoa e aqui revelado a três crianças como refúgio e caminho que ao teu coração conduz. Seja a Virgem Santa Maria, a Senhora do Rosário de Fátima, a saúde dos enfermos e o refúgio dos teus discípulos gerados junto à cruz do teu amor», disse o cardeal. A oração terminou com uma súplica – «Nesta singular hora de sofrimento, acolhe os que perecem, dá alento aos que a Ti se consagram e renova o universo e a humanidade. Ámen».

O terço foi recitado em português, espanhol, inglês e polaco, sendo que todas as dioceses portuguesas e espanholas estiveram unidas na oração do rosário pelas intenções de todo o mundo, apontam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Apesar da consagração ter sido preparada para os dois países ibéricos, mais 22 conferências episcopais, de todos os continentes aderiram, bem como «numerosos fiéis de todo o mundo», a esta oração a partir de Fátima, e transmitida para todo o mundo, através de diversos meios. «Só no canal Youtube do Santuário de Fátima foi seguida em direto e em permanência por 49 mil subscritores», destaca a sala de imprensa da instituição.