O número de vítimas mortais associadas ao novo coronavírus (Covid-19) em Portugal subiu para 60 e a quantidade de casos confirmados situa-se agora nos 3.544, segundo dados revelados esta quinta-feira, 26 de março, pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Hoje, entrou também em vigor a fase de mitigação da pandemia, que envolve todo os sistema de saúde, público e privado.

Segundo o boletim epidemiológico atualizado, estão confirmadas 28 mortes na região Norte do país, 18 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 na região Centro e uma no Algarve. Quanto ao número de infetados, o Norte continua a liderar a tabela nacional, com 1.858 casos, seguido de Lisboa e Vale do Tejo (1.082), da região Centro (435), do Algarve (89) e Alentejo (20). Nos Açores há 24 casos confirmados e na Madeira 15. A DGS dá ainda conta de 43 casos recuperados e de 2.145 que aguardam pelos resultados laboratoriais.

Entretanto, esta quinta-feira, entrou em vigor a fase de mitigação da pandemia, a terceira mais grave na fase de resposta à doença, que é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária. Nesta fase, os doentes ligeiros ficam em casa, os moderados vão aos centros de saúde, os graves, mas não críticos, são encaminhados para os hospitais e os críticos são internados. Os centros de saúde e hospitais terão de dispor de áreas dedicadas à doença Covid-19.