Foto D.R

As chamadas do pároco da Vera-Cruz estão a ser dirigidas, sobretudo, às pessoas mais vulneráveis à Covid-19, como os idosos e os doentes. O religioso acompanha os seus paroquianos e procura saber se existe algo que lhes esteja em falta

Numa altura em que a população deve viver com distanciamento social, e que as celebrações religiosas com assembleia estão suspensas, como medida de contenção da Covid-19, João Alves, pároco na Vera-Cruz, concelho de Aveiro, decidiu pegar no telefone para se aproximar dos seus paroquianos, sobretudo os mais velhos e aqueles que se encontram doentes.

«Foi simples perceber que com a minha redução do tempo de serviço, daquilo que é próprio do ministério de sacerdote e neste tempo de Quaresma, tinha de sentir que continuava ao serviço das pessoas. Pensei no `ministério do telefone´ e pedi a lista de contactos dos doentes que são visitados na paróquia e assim comecei a ligar», contou o sacerdote, em declarações à agência Ecclesia.

Neste momento, são mais de 30 os contactos que João Alves tem na sua lista, e quem liga com frequência. Desta lista de contactos fazem parte idosos «mais sós ou isolados». «Algumas pessoas atendem o telefone apreensivas por viver este tempo com insegurança, outras não saem de casa habitualmente, mas preocupam-se com a notícias e estão assustadas. Tive também pessoas que se emocionam pelo contacto e proximidade e manifestam depois a sua alegria no contacto telefónico», conta o pároco de Vera-Cruz.

No decorrer das suas chamadas, o padre João Alves pergunta aos seus paroquianos se estão a sentir falta de algo em particular, «se têm tudo em casa», e garante aos seus fiéis «oração e uma nova chamada telefónica». «É uma forma diferente de estar e de dar consciência a estas pessoas que a Igreja tem este contacto de proximidade e que elas fazem parte das preocupações da comunidade», destaca o religioso.

A preocupação do sacerdote em relação à sua comunidade, levou-a a integrar a paróquia que dirige na iniciativa «Vizinhos de Aveiro», uma plataforma de cidadania ativa que faculta acompanhamento dos moradores em situação de maior vulnerabilidade, «através de jovens da comunidade paroquial».

As medidas de contenção da atual pandemia colocaram já o padre João Alves perante uma situação que nunca antes tinha experienciado. «Tive dois funerais, difíceis de celebrar pela frieza e contexto do momento, sem ninguém, as pessoas da família queriam Missa de sétimo dia, como não pode ser, celebrarei sozinho por essa intenção», lamentou.

Na celebração da sua primeira Missa sem assembleia, o pároco contou que aquilo que prevaleceu foi o seu sentimento de esperança. «Tratamos de transmitir a Missa online e confesso que foi com alguma comoção que celebrei com a Igreja completamente vazia e desde o início aquilo que me vinha à mente era o horizonte futuro de ver a Igreja cheia outra vez e pensar quais vão ser as minhas primeiras palavras nesse dia.»

A paróquia da Vera-Cruz encontra-se a transmitir online, através da rede social Facebook, a Eucaristia dominical, às 11h00. Nesta sexta-feira, 27 de março, será transmitida na página do Facebook da paróquia, uma oração de Taizé, «dirigida especialmente aos jovens». Este momento terá início pelas 21h30.

1 comment

  1. Parabéns a toda a equipa de FM pela elaboração do novo site. Muito mais ágil e moderno. Oxalá tenha mais visitantes sobretudo neste tempo de confinamento. Um abraço.

Comments are closed.