Foto D.R

Call center do SNS24 de Faro está em funcionamento com o contributo de um vasto grupo de alunos de Medicina. Estudantes mostram-se profundamente gratificados com a experiência

Mais de 150 alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (UAlg) encontram-se a reforçar a linha de apoio do Call Center do SNS24 em Faro, com o objetivo de apoiar este serviço no decorrer da pandemia provocada pela Covid-19. São muitos os sentimentos a apoderaram-se destes jovens por estes dias. «Nós já tínhamos a noção de que iria haver muitas chamadas, mas não estávamos à espera que estivessem mesmo sempre a cair», contou Isabel Malta, em declarações ao jornal `Sul Informação´.

Para o colega de Isabel, Rúben Jacinto, tem sido gratificante poder ajudar tantas pessoas em situação de alarme. «O sentimento que tenho é o de saber que estamos a conseguir ajudar as pessoas. Reparei que em muitas das chamadas que eu atendi e que vi os meus colegas a atender, conseguimos descansar quem estava do outro lado da linha. Há pessoas com muitas, muitas dúvidas e questões. Há muito aquela pergunta: estive em contacto com alguém que esteve em contacto, o que devo fazer? Mas são pessoas sem sintomas. Só pelo facto de falarem connosco ficam muito mais calmas», relata, acrescentando que também recebem palavras de encorajamento por parte de quem liga com sintomas.

«De início, as pessoas estão ansiosas, em alguns casos quase histéricas, a falar, preocupadas com a sua situação. Mas, no final da chamada, agradecem e desejam-nos um bom trabalho, tratam-nos pelo nosso nome próprio e dão-nos força. O nosso trabalho é muito o de ouvir, falar e de acalmar», acrescentou o jovem. Roxanne Henk sente-se uma mais-valia pelo contributo que está a dar ao país. «Tem sido uma experiência boa e muito motivadora. Nós ainda não terminámos o curso de Medicina e não podemos estar no hospital nem no terreno. E esta é uma forma muito boa que temos de contribuir», contou a aluna.