Foto H.B

Reunião estava prevista para o mês de abril e foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Com esta decisão ficam também canceladas as Jornadas Pastorais do Episcopado que estavam agendadas para junho

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu adiar para junho a realização da Assembleia Plenária que estava prevista para 20 a 23 de abril, em Fátima. A reunião fica agora marcada para os dias 15 a 17 de junho, pelo que serão canceladas as Jornadas Pastorais do Episcopado que estavam previstas para essa data.

A próxima reunião magna dos bispos católicos ficará marcada pela eleição de um novo presidente da CEP, já que o atual, o cardeal-patriarca de Lisboa Manuel Clemente, está a concluir o segundo mandato e, pelos estatutos, o presidente não pode exercer mais que dois mandatos consecutivos.

Em agenda estarão ainda as normas que regerão a ação da Igreja em Portugal no que respeita ao abuso sexual de menores por membros do clero, e a atualização das atividades em curso para a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude que decorrerão em Portugal no verão de 2022.