a Caritas Portuguesa escolheu a freguesia de Carnide, Pombal, para comemorar o seu dia nacional a 19 de Março. O tema é: “Água, fonte de vida, património da Humanidade”.
a Caritas Portuguesa escolheu a freguesia de Carnide, Pombal, para comemorar o seu dia nacional a 19 de Março. O tema é: “Água, fonte de vida, património da Humanidade”. O tema da comemoração faz alusão à água, um bem essencial para a sobrevivência do homem, pressupondo o acesso livre e responsável, por parte de todos, a este recurso natural. Contudo, nos países em vias de desenvolvimento, milhões de pessoas, a maioria crianças, morrem de doenças associadas à falta de água potável.
ao escolher a água como tema de reflexão para o Dia Nacional da Cáritas pretendem lembrar a todos os cristãos o dever da partilha justa e equitativa dos bens da natureza, testemunho do amor de Deus por todos os homens.
Este ano a freguesia de Carnide, Pombal, foi escolhida como local para acolher as comemorações. “Escolhemos Carnide, uma vez que esta freguesia foi uma das mais atingidas pelos fogos este Verão e foi também onde a população e o Município mais depressa responderam ao apelo de ajuda aos desalojados”, explicou Carlos Jorge, presidente da Cáritas Diocesana de Leiria.
as cerimónias começam às 11h00 com uma missa solene. Posteriormente, será inaugurada uma exposição demonstrativa dos trabalhos desenvolvidos pela Cáritas, em colaboração com o Município de Pombal, no apoio às vítimas dos incêndios ocorridos no concelho durante o verão de 2005. a exposição conta também com uma exposição fotográfica sobre as aldeias da diocese de Leiria-Fátima atingidas pelo fogo.