Água, alimentos e artigos de higiene pessoal serão entregues às vítimas do conflito no país, que está a afetar a vida de cerca de 1 milhão e meio de pessoas
Água, alimentos e artigos de higiene pessoal serão entregues às vítimas do conflito no país, que está a afetar a vida de cerca de 1 milhão e meio de pessoasUm avião fretado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aterrou no aeroporto de Misurata, no noroeste da Líbia, com 18 toneladas de artigos de emergência. Os bens permitirão às equipas da agência das Nações Unidas chegar até às vítimas conflito em Trípoli e nos seus arredores, referem os responsáveis pela UNICEF, num comunicado citado pelos serviços de comunicação do Vaticano, no início desta semana.
Os recentes confrontos provocaram mortos, feridos e a deslocação das populações. Em tempos de conflito, as crianças e as famílias pagam muitas vezes o preço mais alto. Desde o primeiro dia, a UNICEF e os seus parceiros distribuíram bens vitais, equipamentos de saneamento, kits médicos de emergência, kits educativos e recreativos para dar resposta às necessidades das famílias atingidas pelo conflito e pessoas deslocadas, referiu abdel Rahman Ghandour, representante especial da UNICEF na Líbia, adiantando que o avião que já chegou ao terreno é essencial para continuar a resposta às emergências e reabastecer as reservas.
O avião levou até à Líbia água, alimentos, artigos de higiene e kits de purificação de água, entre outros bens. No terreno, a UNICEF está a trabalhar com outras agências das Nações Unidas, sete parceiros nacionais, duas organizações internacionais e autoridades locais. Também com o objetivo de dar resposta às necessidades das famílias afetadas e coordenar a sua resposta humanitária, a UNICEF estabeleceu parcerias com o comité de crise de Tripoli e outros organismos.