alunos da capital portuguesa vão deslocar-se à Cova da Iria, onde vão apresentar trabalhos artísticos que defendem e promovem os direitos humanos
alunos da capital portuguesa vão deslocar-se à Cova da Iria, onde vão apresentar trabalhos artísticos que defendem e promovem os direitos humanos a 21. a edição do Encontro Interescolas do 2. º e 3. º ciclo do Patriarcado de Lisboa vai ser dedicado aos direitos humanos, e irá realizar-se na cidade de Fátima, no próximo dia 2 de abril, com o mote Celebrar a vida!. Na edição deste ano queremos “Celebrar a vida” e dar destaque aos “Direitos da Criança”, que estão em festa do 30. º aniversário, e à “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, no seu 71. º aniversário, referem os promotores do encontro, em comunicado.
a iniciativa está já a ser preparada nas instituições de ensino, através de um aprofundamento temático das unidades letivas que abordam as questões da fraternidade, a pessoa humana e a sua dignidade ou a paz universal, isto porque num encontro que será dedicado aos direitos humanos e à vida, os estabelecimentos escolares têm a missão de escolher um direito, a partir do qual realizarão a sua apresentação com os alunos, individual ou em grupo.
O resultado dos trabalhos a apresentar na Cova da Iria poderá recorrer a diversas expressões artísticas como a dança, canto, malabarismo, ilusionismo, ventriloquismo e outras ainda mais insuspeitas. Uma vez em Fátima, o evento passará por espaços como o Centro Pastoral de Paulo VI, onde terá lugar a habitual festa jovem, acrescentam os membros do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER), organismo promotor do encontro, citado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã. a iniciativa deverá reunir cerca de 2 mil estudantes, à semelhança daquilo que tem acontecido nos anos anteriores.