Formação em Santarém vai reunir acólitos de oito dioceses de Portugal continental e do arquipélago da Madeira, para fornecer “ferramentas” que tornem possível passar «Da Missa à missão»
Formação em Santarém vai reunir acólitos de oito dioceses de Portugal continental e do arquipélago da Madeira, para fornecer “ferramentas” que tornem possível passar «Da Missa à missão»acólitos de aveiro, Coimbra, Funchal, Lamego, Lisboa, Viana do Castelo, Santarém e Porto reúnem-se ao final desta sexta-feira, 8 de fevereiro, no Seminário da Diocese de Santarém, onde permanecerão em comunhão, oração, convívio e aprendizagem, até domingo, dia 10. O motivo da reunião destes agentes é uma Formação de formadores, que vai decorrer sob o tema Da Missa à missão a ação do acólito na comunidade.

através desta iniciativa, os seus promotores pretendem propor novos caminhos e novos recursos para que este serviço a Deus, à comunidade e aos irmãos permita aos acólitos terem uma ação forte na fé, alegre na esperança e ativa no amor, explicam os organizadores do encontro, em comunicado.

Os dinamizadores da iniciativa realçam que é reconhecida pela Igreja a função e a importância dos acólitos nas celebrações eucarísticas, mas lamentam o facto de muitas vezes esse serviço se ficar apenas “pelo altar” e não sair “porta fora” para continuar e efetivar e a anunciar a alegria do Evangelho. Entre os oradores do encontro estão o cónego Francisco Couto e os sacerdotes Luís Leal, Carlos Martins e Nuno Queirós. a iniciativa é organizada pelo Serviço Nacional de acólitos (SNa), do Secretariado Nacional de Liturgia.