a representação de São Francisco de assis foi descoberta após a deslocação de um retábulo do altar para os trabalhos de restauro em curso
a representação de São Francisco de assis foi descoberta após a deslocação de um retábulo do altar para os trabalhos de restauro em cursoas obras de recuperação dos retábulos da Igreja Paroquial de Videmonte, na Guarda, levaram à descoberta de uma pintura mural de grandes dimensões, onde é possível visualizar uma imagem de São Francisco de assis com um anjo a oferecer-lhe os estigmas e um outro anjo a apontar para as almas, explicou antónio Nabais, pároco local, em declarações ao jornal diocesano ” a Guarda”.
De acordo com o pároco de Videmonte, a pintura ocupa todo o espaço de um dos altares laterais e ficou visível quando o retábulo do altar do Coração de Jesus foi retirado do lugar, para ser restaurado. Provavelmente dos finais do século XVII, a obra encontra-se sobre um suporte argiloso muito frágil cujo estado de conserva é designado como preocupante, indica o jornal diocesano, num documento citado pela agência Ecclesia.
Os trabalhos de restauro tiveram início no passado mês de junho, debruçando-se sobre o altar principal, os dois altares laterais e o teto da capela-mor. as obras estão a ser acompanhadas pelos elementos do Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda.