O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono e o presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, vão encontrar-se para discutir o relatório sobre os abusos praticados durante a ocupação.
O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono e o presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, vão encontrar-se para discutir o relatório sobre os abusos praticados durante a ocupação. as alegações de abusos praticados durante os 24 anos de ocupação indonésia de Timor vão agora ser discutidas pelos dois presidentes. O encontro estava marcado para Janeiro, mas Jacarta cancelou depois de Xanana Gusmão ter entregue o relatório às Nações Unidas (ONU).
O relatório considera a Indonésia responsável pela morte de 180 mil pessoas. Também estão descritos abusos como a violação, a tortura e a fome, assim como o uso indiscriminado de bombas incendiárias (napalm). as autoridade indonésias negam as acusações.
Os dois líderes vão encontrar-se sexta-feira, na ilha de Bali. O presidente indonésio certamente vai pedir explicações a Xanana Gusmão por este ter apresentado o relatório à ONU.
Fruto da investigação da Comissão de Timor Leste para a Recepção, Verdade e Reconciliação, o relatório ainda não é público, mas os políticos timorenses deram algumas informações e foi entregue uma cópia à ONU. as 2. 500 páginas documentam um catálogo de abusos alegadamente cometidos pelas forças de segurança indonésias, baseado no testemunho de milhares de pessoas.
ainda não é claro o resultado que terá este relatório. Nenhuma das partes parece ter vontade de perseguir os responsáveis, mas há necessidade de fazer um caminho de reconciliação entre os dois povos.