O bispo de Leiria-Fátima alertou os visitantes para «um egoísmo extremo» que invade a Política, e chamou a atenção para o facto dos «nacionalismos que estão a surgir» serem um «grande perigo», resultando em comportamentos xenófobos, populismo e medo
O bispo de Leiria-Fátima alertou os visitantes para «um egoísmo extremo» que invade a Política, e chamou a atenção para o facto dos «nacionalismos que estão a surgir» serem um «grande perigo», resultando em comportamentos xenófobos, populismo e medoantónio Marto, cardeal e bispo da diocese de Leiria-Fátima, recebeu no Santuário de Fátima 70 eurodeputados participantes do 21. º Encontro para o Diálogo Intercultural anual do Grupo Partido Popular Europeu (PPE). O encontro teve lugar na tarde da última quinta-feira, 18 de outubro, e foi uma ocasião para o cardeal destacar a importância da Mensagem de Fátima num mundo invadido por um egoísmo extremo, que necessita de ser educado para a paz.
antónio Marto demonstrou que a mensagem relatada pelos pastorinhos não é uma ideia abstrata e distante, mas antes uma experiência vivida concretamente no caminho quotidiano da vida, em que é preciso falar sempre da paz. O cardeal realçou que é essencial educar o mundo a amar a paz, a construi-la e a defendê-la no sentido mais englobante e dinâmico.
Para o purpurado, tal educação diz respeito aos continentes europeu e americano onde a política está a ser invadida por um egoísmo extremo: américa first, Itália first, alemanha first etc. Trata-se de um egoísmo que devemos superar com uma nova solidariedade entre os países europeus porque os nacionalismos que estão a surgir são um grande perigo, alertou, apontando depois os medos, xenofobias e resultantes desta postura.
O bispo de Leiria-Fátima frisou que a Mensagem de Fátima é acompanhada por um chamamento muito forte a não se resignar à banalidade e à fatalidade do mal: é possível vencer o mal a partir da conversão do coração a Deus, da oração e da reparação do pecado dos homens, demonstrou.
antónio Marto lembrou aos presentes que foi num século trágico, porventura mais cruel e sanguinário da história, que os relatos dos pastorinhos sucederam, como uma visão de paz e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo. Talvez só hoje, à distância de quase um século, estejamos em condições de compreender com maior profundidade a verdade e todo o alcance desta mensagem, disse o responsável, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Entre os assuntos em debate no 21. º Encontro para o Diálogo Intercultural anual do Grupo PPE está a promoção da paz, factor que o bispo de Leiria-Fátima disse ser tema dominante de Fátima como mensagem e acontecimento. Faço votos de que a vossa visita a Fátima signifique um maior empenho na construção da paz assumida como missão singular de deputados do Parlamento Europeu, referiu.
Promovido no âmbito do Partido Popular Europeu, o encontro reúne dezenas de eurodeputados e procura analisar o papel da religião, da família, da educação e da juventudeno futuro do continente europeu. De acordo com Paulo Rangel, eurodeputado e vice-presidente do PPE em Bruxelas (Bélgica), Fátima é mais do que uma experiência mística contendo também uma dimensão política e profética.
Para o responsável Portugal é o local certo para acolher e discutir questões relacionadas com o diálogo inter-religioso. Não apenas devido à sua posição geográfica como o país mais ocidental da Europa, mas também pela sua experiência global de evangelização de séculos. Faltando apenas alguns meses para as eleições europeias, num momento geopolítico muito peculiar, esta cimeira é um evento extremamente relevante.
Uma vez em Fátima, os eurodeputados visitaram a Capelinha das aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Basílica da Santíssima Trindade, observaram parte do Muro de Berlim ali exposto e conheceram a via-sacra presente nas colunatas.