O sacerdote português José afonso Moreira, missionário espiritano, foi assassinado esta noite em angola, país onde se encontrava há 55 anos.
O sacerdote português José afonso Moreira, missionário espiritano, foi assassinado esta noite em angola, país onde se encontrava há 55 anos. O religioso, de 80 anos, era natural da diocese de Vila Real e estava há cerca de 40 anos na Missão do Bailundo. “Uma missão emblemática, porque foi lá que Savimbi, antigo líder da UNITa, montou o quartel general” ” disse à agência ECCLESI a o padre Tony Neves, dos Missionários do Espírito Santo. E acrescenta: “Era o símbolo daquela terra porque ficou sempre ali. apanhou porrada de uns e de outros, mas foi um resistente”.
Razões especí­ficas para este acto não existem, mas estão a decorrer as investigações. Em 2001, o padre afonso Moreira celebrou as bodas de ouro sacerdotais na sua terra natal e a Câmara de Municipal de Vila Real condecorou-o. apesar dos 80 anos, “tinha muita dinâmica e olhava sempre para a frente” ” sublinhou o padre Tony Neves. O padre José afonso Moreira era primo direito do actual bispo de Bragança-Miranda, antónio Montes.
Na próxima quarta-feira celebrar-se-á a missa do sétimo dia na igreja paroquial de Fortunhos, Vila Real.
Luís Filipe Santos, agência Ecclesia