Comemorações de âmbito nacional vão dar a conhecer ao público o património da Igreja, através de palestras, visitas guiadas e outras atividades
Comemorações de âmbito nacional vão dar a conhecer ao público o património da Igreja, através de palestras, visitas guiadas e outras atividadesO Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja vai ser assinalado no próximo dia 18 de outubro, mas as comemorações da data estendem-se até 21 de outubro, sob o lema Diálogos com a arte cristã. São várias as instituições que se associam ao evento, através da programação de atividades centradas na valorização, salvaguarda e conhecimento do património da Igreja, descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, explicam os serviços de comunicação do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

De acordo com o organismo promotor da iniciativa, as atividades a desenvolver abarcam conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, e outros eventos, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial.

através desta iniciativa, pretende-se promover o património eclesial junto da sociedade, criar novas articulações entre as instituições, e potenciar as oportunidades de partilha entre os diferentes serviços, assim como permitir uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial. a efeméride é assinalada no Dia de São Lucas, padroeiro dos artistas.