Cerimónia de inauguração e bênção do monumento de homenagem a antónio Francisco dos Santos vai contar com a presença de vários bispos nacionais
Cerimónia de inauguração e bênção do monumento de homenagem a antónio Francisco dos Santos vai contar com a presença de vários bispos nacionaisUma estátua em bronze com dois metros de altura, da qual faz parte uma base formada por quatro patamares e igual número de painéis que recordam o trabalho desenvolvido por antónio Francisco dos Santos, bispo português falecido o ano passado, vai ser tornada pública no próximo dia 29 de agosto, data em que o homenageado faria 70 anos de idade.

O monumento assume um carácter evocativo e de gratidão pela vida e missão do prelado, ficando instalado em Tendais, a sua terra-natal. a cerimónia terá início pelas 17h30. a inauguração do monumento caberá a armando Mourisco, presidente da Câmara de Cinfães, e a sua bênção e a Eucaristia estarão a cargo de antónio Couto, bispo na diocese de Lamego.

a homenagem ao bispo contará com a presença de Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, Nuno almeida, bispo auxiliar de Braga, Manuel Linda, bispo no Porto, Pio Alves e antónio augusto, ambos bispos auxiliares na cidade invicta, antónio Moiteiro, bispo de aveiro, e Jacinto Botelho, bispo emérito de Lamego.

a estátua foi criada por Hélder de Carvalho, tendo como mecenas a Irmandade dos Clérigos do Porto, a associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto. a base do monumento foi desenvolvida por Carlos Martins, arquiteto, e oferecida pela Câmara Municipal de Cinfães e pela Junta de Freguesia de Tendais, informam os serviços de comunicação da diocese de Lamego.