Um senador da coligação que governa a austrália disse que um grupo de refugiados da província indonésia de Papua parecem ter direito a asilo.
Um senador da coligação que governa a austrália disse que um grupo de refugiados da província indonésia de Papua parecem ter direito a asilo. Barnaby Joyce, o senador que se encontrou com o grupo de imigrantes num centro de imigração às portas da austrália, disse que eles alegam ter sido aprisionados, torturados e que os seus familiares foram abatidos a tiro. Os 43 imigrantes chegaram à austrália de barco em Janeiro.
O embaixador da Indonésia na austrália disse que conceder-lhes asilo pode tornar tensas as relações entre os dois países. “Certamente teria um efeito. Por isso, temos que resolver este assunto juntos e encontrar uma solução”, disse Teuku Mohammad Hamzah Thayeb à rádio australiana australian Broadcasting Corporation (aBC).
Joyce, do Partido Nacional, disse ter apenas a palavra dos imigrantes que dizem ter sofridos abusos dos direitos humanos, mas não tem qualquer razão para duvidar deles. “Há documentação sobre membros das suas famílias que foram abatidos a tiro. Certamente também há registo de pessoas que foram presas e torturadas, por isso podemos assumir que estariam em risco caso regressassem”, disse Barnaby Joyce à aBC.
O senador também disse que a razão para esse tipo de tratamento pode ser a religião. Os membros deste grupo de imigrantes são cristãos, que têm tido repetidos confrontos com migrantes muçulmanos que chegam de outras partes da Indonésia.
a ministra da imigração, amanda Vanstone, disse que o grupo ainda não tinha aplicado oficialmente para ter o estatuto de refugiados, mas se o fizerem vão ser tratados com justiça.
Por seu lado o porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros indonésio, Yuri Thamrin, disse que a austrália se arrisca a atrair uma onda de pessoas da Papua caso concedam asilo a este grupo. E acrescentou que aceitar as alegações de abusos “pode fortalecer a percepção na Indonésia de que partidos australianos apoiam o separatismo”.
a Indonésia conquistou a soberania sobre a Papua, uma antiga colónia holandesa, em 1969.