associação de Imprensa de Inspiração Cristã (aIC) assinalou o seu 25º aniversário e encerra o X Congresso com novas e promissoras ideias a concretizar
associação de Imprensa de Inspiração Cristã (aIC) assinalou o seu 25º aniversário e encerra o X Congresso com novas e promissoras ideias a concretizar Eduardo Cintra Torres, professor universitário e um dos oradores convidados do último dia do Congresso da associação de Imprensa de Inspiração Cristã (aIC), sugeriu a criação de um agregador único de conteúdos, no digital, como forma de os órgãos da imprensa de inspiração cristã ganharem mais força, mais visibilidade e poderem atrair publicidade, de forma a contribuir também para a sua sustentabilidade financeira.

O orador, que falava na conferência de encerramento do Congresso, a partir do tema Modelos editoriais e empresariais para a Imprensa de Inspiração Cristã, acredita que os 186 associados da aIC se devem unir e contribuírem para a construção de um grande agregador único de conteúdos, num setor que é dominado por meia dúzia de grossistas.

Cintra Torres explicou que o consumo de notícias está hoje centrado menos nos meios de comunicação social, e mais nos seus conteúdos. Defendeu que se deve responder a estes novos desafios, pois a distribuição de conteúdos é hoje um grande problema, o que exige mais recursos humanos e também mais qualificados. Hoje é preciso ter conteúdo escrito, oral e audiovisual, sustentou.

Juntar forças e travar combates
O último dia do X Congresso da aIC contou ainda com outros intervenientes, como o bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, ali presente na qualidade de membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, qua animou os presentes a reinventarem e fortalecerem a imprensa de inspiração cristã. Graça Franco, diretora de informação da Rádio Renascença, que falou da identidade editorial; Pedro Jerónimo, professor universitário, que dissertou sobre como produzir e distribuir em papel e no digital.
Já na sessão de encerramento, o presidente da direção da aIC, Elísio assunção, tomou a palavra e começou por afirmar que este congresso representa um marco na história da associação. aproveitou para informar os presentes sobre as dificuldades por que passam muitos órgãos associados da aIC por causa do impacto arbitrário de decisões injustas por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que classifica os órgãos de imprensa de muitos dos associados como doutrinários, retirando-lhe a possibilidade de acesso a apoios públicos, e convidou os presentes a juntar forças para travar combates que estão no terreno.
Não aceitamos as ilegalidades que foram cometidas e permanecem, não obstante a nossa reclamação insistente. Os serviços da ERC procederam arbitrariamente à reclassificação das publicações, denunciou, porque entende que comunicar o facto religioso é uma missão das nossas publicações.
após o almoço, os participantes cantaram os parabéns, partilharam o bolo e brindaram pelos 25 anos da aIC, que este X Congresso quis assinalar de forma especial.
O X Congresso da aIC decorreu em almada, entre os dias 26 e 28 de outubro, e analisou o tema a meio da ponte rumo ao futuro – Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã.