O funeral do missionário da Consolata, Padre José Bottacin, falecido em Fátima, realiza-se hoje, 17 de Janeiro, às 11 horas, saindo depois para o cemitério local.
O funeral do missionário da Consolata, Padre José Bottacin, falecido em Fátima, realiza-se hoje, 17 de Janeiro, às 11 horas, saindo depois para o cemitério local. O funeral do padre José Bottacin terá lugar hoje, 17 de Janeiro, às 11 horas, do seminário da Consolata para o cemitério da igreja de Fátima. Presidirá às exéquias o bispo de Leiria-Fátima, Serafim Ferreira e Silva.
O corpo do padre José Bottacin, que faleceu a 15 de Janeiro, encontra-se em câmara ardente na capela dos Missionários da Consolata, em Fátima. Numerosos amigos e conhecidos estão a acorrer junto do féretro para prestar a derradeira homenagem a este missionário, tão conhecido e procurado.
Perfil biográfico
Figura simpática, de cabelos e barba branca, sorridente e acolhedor, o padre José Bottacin irradiava bondade e paz. acolhia e escutava quantos dele se aproximavam e lhe confiavam as suas mágoas, recebendo uma bênção e ajuda para os seus problemas. Conhecido carinhosamente como santo, o padre “Zézinho” tinha sempre para todos uma palavra de consolação e alento.
Nasceu em Treviso, Itália, em 9 de Dezembro de 1914. Entrou nos Missionários da Consolata em 1927 e foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1938. Depois de um breve período de actividade em Itália, partiu para Moçambique, em 1946, onde fundou a missão de Mambone, no distrito de Inhambane. Regressou a Itália e, desde 1966, trabalhou em Portugal, em Vila Nova de Poiares e depois em Fátima.
as suas características principais eram o acolhimento, a oração e a distribuição da consolação. Todos partiam de ao pé dele com um sorriso nos lábios.
Faleceu em Fátima, como foi seu desejo, a 15 de Janeiro de 2006.