Júri de concurso promovido pelo Santuário de Fátima atribuiu o prémio de melhor reportagem do Centenário das aparições a trabalhos jornalí­sticos emitidos na RTP1 e na Rádio Renascença
Júri de concurso promovido pelo Santuário de Fátima atribuiu o prémio de melhor reportagem do Centenário das aparições a trabalhos jornalí­sticos emitidos na RTP1 e na Rádio RenascençaO trabalho jornalístico Maria, de Fátima, realizado por Berta Freitas, jornalista da RTP, e a reportagem Fátima na Bielorrússia, uma chama que a URSS não apagou, desenvolvida pelas profissionais aura Miguel e Joana Bourgard, da Rádio Renascença (RR), foram igualmente distinguidas com o “Prémio de Jornalismo Centenário das aparições”.

Os elementos do júri decidiram laurear a reportagem Maria, de Fátima, emitida no programa da RTP1 “Linha da Frente”, dia 6 de maio, devido à visão coerente de Fátima quer como espaço de oração quer como espaço geográfico com vida própria, destacando-se o excelente aproveitamento do arquivo da RTP. Por sua vez, a reportagem multimédia da RR foi distinguida por causa do elevado nível estético das imagens e o aproveitamento conjugado de várias perspetivas informativas, nomeadamente, o crente, o religioso, o histórico e o social.

O “Prémio de Jornalismo Centenário das aparições” foi criado pelos responsáveis do local de culto da Cova da Iria com o objetivo de distinguir reportagens dedicadas a Fátima, publicadas em meios de comunicação social, em língua portuguesa. a iniciativa foi dirigida a todos os profissionais da comunicação social. No total, estiveram a concurso 25 reportagens, entre as quais três brasileiras e uma italiana.

O júri do prémio foi presidido por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima. Do jurado também fizeram parte os profissionais Carmo Rodeia, Clara almeida Santos, Eduardo Cintra Torres, Manuel Pinto, Rogério Santos e Paulo agostinho, indicam o serviços de comunicação do Santuário de Fátima.