Vinte e dois projetores, 72 instrumentos musicais e 32 cantores fazem parte do encerramento das celebrações associadas ao Centenário das aprarições. Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se à Cova da Iria para assistir ao programa cultural
Vinte e dois projetores, 72 instrumentos musicais e 32 cantores fazem parte do encerramento das celebrações associadas ao Centenário das aprarições. Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se à Cova da Iria para assistir ao programa cultural a fachada da Basílica da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com 140 metros de largura e 58 metros de altura, vai tornar-se numa tela de projeção de 3. 100 m2 durante a peregrinação aniversária de outubro, para que os peregrinos possam assistir à produção audiovisual Fátima – Tempo de luz, que combina a projeção de videomapping com efeitos em 3D, efeitos luminosos e banda sonora original.

Para a projeção audiovisual serão utilizados 22 projetores – dez deles de 22. 000 lúmenes cada um e mais 12 de 30. 000 lúmenes, com uma potência total de 580. 000 lúmenes e uma resolução de 15. 900 pixéis. Igualmente, o espetáculo contará com uma potência total instalada de 137. 200 watts de som e de 16. 800 watts de iluminação, informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

a apresentação vai estrear dia 12 de outubro, depois da meia-noite, e repetir-se-á dias 13 e 14, pelas 22h30. Todas as sessões vão estar abertas ao público de forma gratuita, sendo que no dia da estreia, o espetáculo multimédia contará com transmissão em direto na página online do santuário. a projeção foi desenvolvida a partir da experiência dos milhares de peregrinos que todos os anos visitam o santuário, e será uma forma de recordar a evolução daquele local de culto ao longo dos últimos 100 anos.
O trabalho multimédia foi encomendado pelo Santuário de Fátima à empresa espanhola acciona Producciones y Diseno, para assim assinalar o encerramento das celebrações associadas ao Centenário das aparições. Dia 13, após as celebrações litúrgicas, terá início a “Sessão Solene de Encerramento das Celebrações do Centenário das aparições”, pelas 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O momento contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, de antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e de inúmeros convidados, podendo ser seguida por todos os peregrinos nos ecrãs espalhados pelo recinto de oração.

Da sessão de encerramento fará parte um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian. Em palco vão estar 72 instrumentos e 32 cantores, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro, que apresenta no seu alinhamento, entre outras, duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: “The Sun Danced” e “Salve Regina”, respetivamente.

ambos os compositores das obras em estreia vão marcar presença na sessão que encerra as comemorações dos 100 anos de Fátima. O espetáculo conta ainda com a participação da soprano Elisabete Matos, e será transmitido em direto para o recinto de oração. Por questões logísticas, entre as 09h00 do dia 12 de outubro, e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada. além disso, nesse dia também não será feita a recitação do rosário, às 18h30, na Capelinha das aparições. a última grande “Peregrinação Internacional aniversária do Centenário das aparições” será presidida por antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, dias 12 e 13 de outubro, sob o tema Maria estrela da Evangelização.