a atitude daqueles que se mostram dispostos a ajudar em situações de emergência vai ser alvo de uma análise no Seminário Diocesano de Leiria
a atitude daqueles que se mostram dispostos a ajudar em situações de emergência vai ser alvo de uma análise no Seminário Diocesano de LeiriaO voluntariado em situações de emergência nacional é um assunto que vai ser abordado no próximo dia 13 de outubro, a partir das 21h00, na aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria. O tema em foco parte das consequências dos incêndios em Portugal e da experiência e da força dos voluntários nestas circunstâncias.

Vão intervir Mariana Figueiredo, técnica da Cáritas Diocesana de Coimbra e coordenadora da intervenção realizada por esta instituição em Pedrógão Grande, Carla Paiva, diretora executiva da equipa operativa dos Médicos do Mundo e responsável pela coordenação da intervenção dos Médicos do Mundo em Castanheira de Pêra, e Márcia Carvalho, da Cáritas Portuguesa.

Para assistirem a esta conferência, intitulada a força humana – Voluntariado em emergência nacional, os cidadãos deverão oferecer um bem alimentar não perecível. Os alimentos doados serão depois entregues às famílias apoiadas pela Cáritas Diocesana de Leiria.

a palestra vai inaugurar o terceiro ciclo de conferências que constituem o projeto Escuta-me, uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade, facilitando o acesso à informação, e promovendo uma participação reflexiva, de forma a fomentar uma aprendizagem ativa de temas determinantes para o quotidiano. a iniciativa é promovida pelos membros da Cáritas Jovem, um organismo da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima.