O Vaticano vai lançar uma moeda onde surgem representados Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto
O Vaticano vai lançar uma moeda onde surgem representados Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta MartoOs três joveníssimos pastorinhos de Fátima e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário estão representados numa moeda comemorativa do Centenário das aparições, que vai ser lançada pelo Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano no próximo dia 5 de outubro. a moeda tem um valor nominal de dois euros, pesa 8,50 gramas e tem o diâmetro de 25,75 milímetros. a peça foi gravada por Silvia Petrassi e esculpida por Orienta Rossi.com uma tiragem de dez mil exemplares, cada estojo custa 37 euros.

Na nota histórica em que o Vaticano comunica a emissão da moeda lê-se que os pastorinhos depois de deixarem o seu rebanho a pastar na Cova da Iria ficaram a brincar e nessa altura viram aparecer uma “bela Senhora que emanava uma luz fulgurante”, que se apresentou como a Virgem do Rosário.

até 13 de outubro de 1917 seguiram-se mais cinco encontros, revelando uma série de acontecimentos históricos que iriam acontecer nos anos seguintes. Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017, conclui a nota, citada pela agência Ecclesia.