Profissionais vão analisar a possibilidade da alimentação escolar contribuir para o desenvolvimento económico e sustentável
Profissionais vão analisar a possibilidade da alimentação escolar contribuir para o desenvolvimento económico e sustentávelCerca de 300 especialistas e gestoresde 50 países estão reunidos em Montreal, no Canadá, para participar em palestras e debates sobre o papel da alimentação escolar para o desenvolvimento económico, social e sustentável, no âmbito do 19. º Fórum Global de Nutrição Infantil, que decorre sob o tema Refeições em centros de ensino.

O encontro é organizado pelos responsáveis da Global Child Nutrition Foundation, do Breakfast Club Canada e do Centro de Excelência contra a Fome das Nações Unidas, que realçam que a alimentação escolar é uma estratégia cientificamente reconhecida e eficaz para promover a saúde, a nutrição e a educação dos jovens.

De acordo com os peritos da ONU, a alimentação escolar assume várias funções consoante o local onde esta é realizada. Nos países em desenvolvimento, os alimentos para as refeições devem ser comprados aos agricultores locais, fortalecendo a agricultura familiar e contribuindo para a redução da fome e da miséria em zonas rurais.

Já nos países desenvolvidos, a alimentação escolar tem sido usada para combater a obesidade e o excesso de peso e também para melhorar a nutrição das crianças pobres e vulneráveis. O Fórum Global de Nutrição Infantil iniciou no primeiro dia desta semana e prolonga-se até a próxima quinta-feira, 21 de setembro.