Elevados indí­ces de analfabetismo em região angolana motivaram os responsáveis de uma diocese do país a realizarem um projeto que visa a construção de 100 espaços destinados à aprendizagem
Elevados indí­ces de analfabetismo em região angolana motivaram os responsáveis de uma diocese do país a realizarem um projeto que visa a construção de 100 espaços destinados à aprendizagemCem novas salas de aula destinadas à alfabetização vão ser criadas na província angolana do Moxico, por iniciativa da diocese do Luena, conforme revelou Jesus Tirso Blanco, bispo local. Os novos espaços estarão aptos para receber os alunos no próximo ano.

Existe no Moxico um índice considerado de analfabetismo, sobretudo no meio rural, razão pela qual a diocese se vai juntar aos programas do governo para a sua erradicação, disse o prelado. De acordo com o bispo da diocese do Luena, as turmas serão criadas em todas as localidades em que está implementado o projeto “Katwuca Kwenda”, que visa combater o analfabetismo ainda persistente na região.

Jesus Tirso Blanco lamenta o panorama financeiro do país e as suas consequências para a população. Nos últimos anos houve um decréscimo no processo de alfabetização, por terem sido cortados todos os subsídios para os formadores devido à situação económica, explicou o prelado, em declarações à agência angola Press.