a tensão ao longo da fronteira disputada entre a Eritreia e a Etiópia acalmou depois da retirada das oito divisões de tropas etíopes da fronteira.
a tensão ao longo da fronteira disputada entre a Eritreia e a Etiópia acalmou depois da retirada das oito divisões de tropas etíopes da fronteira. “Notamos alguma redução da tensão porque o nível de forças militares na fronteira reduziu”, disse o major-general Rajender Singh, comandante da missão de paz das Nações Unidas (ONU) para a Etiópia e a Eritreia. “O nível de tensão reduziu, mas não estou a dizer que desapareceu”.
Nesta segunda-feira, os Estados Unidos lançaram uma iniciativa diplomática para encorajar os dois países vizinhos a demarcar a contestada fronteira, onde ambos têm um número massivo de militares. John Boltom, embaixador dos Estados Unidos na ONU, disse que Washington estava a enviar uma equipa para tentar resolver a situação actual, que chegou a um “ponto crítico”. Mas não foi estabelecida uma data para a partida desta equipa.
a demarcação da fronteira entre os dois países foi um elemento fundamental do acordo de paz de 2000, que pôs termo a dois anos de conflito. a Etiópia tem recusado implementar algumas condições que implicam entregar a cidade fronteiriça de Badme, onde o conflito iniciou, à Eritreia.
O conselho de segurança discutiu opções para a missão de paz na passada segunda-feira, face às restrições aplicadas pela Eritreia, que diz estar desiludida por a comunidade internacional não obriga a Etiópia a cumprir as decisões tomadas no acordo de 2000.
Kofi annan, secretário-geral da ONU, na semana passada apresentou seis opções ao conselho de segurança, incluindo a retirada completa da missão de paz da zona desmilitarizada entre os dois países.
a Eritreia criticou annan. ” a triste verdade é que toda esta comoção podia ter sido evitada se a Etiópia tivesse honrado as suas obrigações e o conselho de segurança da ONU tivesse assumido as suas responsabilidades”, disse o ministro dos negócios estrangeiros eritreu. as autoridades etíopes ainda não comentaram estas declarações.