Organismo humanitário de Portalegre-Castelo Branco já contactou a Cáritas a nível nacional «para saber qual é a disponibilidade em termos financeiros». Chamas estão a levar à evacuação de muitas famílias
Organismo humanitário de Portalegre-Castelo Branco já contactou a Cáritas a nível nacional «para saber qual é a disponibilidade em termos financeiros». Chamas estão a levar à evacuação de muitas famíliasOs responsáveis pela Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco anunciaram há menos de uma semana um plano para reconstruir oito casas destruídas pelos incêndios em Mação, em cooperação com a autarquia local, e esta quinta-feira, 17 de agosto, Elicídio Bilé, presidente daquele organismo, refere que devido a novos reacendimentos, vai ser preciso redobrar esforços no apoio às populações, tendo em conta o atual agravamento da situação.

Perante os incêndios que devastam neste momento os concelhos de Mação e de Vila de Rei, obrigando muitas famílias a deixar as suas casas, Elicídio Bilé disse, em declarações à agência Ecclesia, que já entrou em contacto com a Cáritas Portuguesa, para saber qual é a disponibilidade em termos financeiros, uma vez que a situação é muito complexa em todo o país.

Todos os recursos são poucos, porque isto é uma catástrofe terrível, nós não temos ideia de uma coisa destas, com tantos prejuízos, com tantas famílias afetadas, referiu o responsável. Entretanto, por despacho de antónio Costa, Primeiro-ministro de Portugal, e do Ministério da administração Interna, o governo vai declarar estado de calamidade devido aos incêndios.