Organizações trabalham afincadamente para reparar as casas de famílias com filhos em idade escolar, antes do início das aulas
Organizações trabalham afincadamente para reparar as casas de famílias com filhos em idade escolar, antes do início das aulasTrabalha-se de forma apressada no Iraque para que as famílias possam regressar às suas casas a tempo do início do próximo ano letivo, que começa em setembro, mês em que as escolas reabrem. Entre as organizações que estão no terreno a reconstruir habitações familiares encontram-se a fundação ajuda à Igreja que Sofre (aIS), juntamente com a Comissão para a Reconstrução de Nínive (CRN), encarregada da reconstrução da cidade.

as escolas da cidade de Qaraqosh [situada na Planície de Nínive] foram renovadas ou reconstruídas por várias organizações internacionais como a ONU, mas, infelizmente, as casas das famílias cristãs que querem regressar ainda não estão recuperadas, lamentou Georges Jahola, sacerdote responsável pela equipa siro-católica da CRN.

Segundo o religioso, viviam cerca de 5. 000 famílias siro-católicas em Qaraqosh antes da chegada do grupo terrorista Daesh. Cerca de 60 por cento destas famílias têm filhos em idade escolar. Se em setembro as suas casas não estiverem prontas estas famílias poderão tomar a decisão de ir para outro lugar, definitivamente. Mas se conseguirmos acabar as obras a tempo estou certo que em dez anos Qaraqosh voltará a ser habitado, acredita o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação da fundação aIS.