O objetivo é fomentar a integração, proporcionar a sociabilização e contribuir para a saúde mental daqueles que tiveram de fugir do seu país devido à guerra e más condições de vida
O objetivo é fomentar a integração, proporcionar a sociabilização e contribuir para a saúde mental daqueles que tiveram de fugir do seu país devido à guerra e más condições de vidaMigrantes, refugiados e requerentes de asilo, oriundos de mais de 20 países, que se encontram a viver nos abrigos públicos da cidade brasileira de São Paulo, dão corpo a seis equipas mistas para disputar a quarta edição do Copa de Integração, um campeonato de futebol amigável, que inicia no próximo domingo, 30 de julho, no Sesc Itaquera (São Paulo).

O evento é dinamizado pelos membros da organização África do Coração, Cáritas arquidiocesana de São Paulo, Sesc-SP, várias empresas e ainda pelos responsáveis do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), que defendem que o desporto promove a integração e a sociabilização, sendo também uma forma de lazer que contribui para a saúde mental.

a Copa da Integração traz uma visibilidade muito positiva ao contexto das pessoas em situação de refúgio, reforçando as suas capacidades e resiliência, considera Isabela Mazão, diretora do escritório do aCNUR em São Paulo.

Para o autor da ideia que dá origem ao campeonato, Jean Katumba, o evento é uma forma de valorizar as diferenças, sejam elas de género, cultura, nacionalidade ou idade. Essas diferenças são apenas elementos que enriquecem a sociedade, contribuindo para o respeito e para a diversidade, acrescenta o refugiado congolês, que vive no Brasil há quatro anos.

as entidades que organizam este evento vão organizar um outro: a IV Copa dos Refugiados. Este campeonato será disputado por 16 seleções compostas também por pessoas refugiadas que residem em São Paulo. a iniciativa vai realizar-se nos próximos dias 13, 20 e 27 de agosto, informa a Rádio das Nações Unidas.