Portugueses abdicam dos seus empregos e salários para ajudarem as populações de países em desenvolvimento
Portugueses abdicam dos seus empregos e salários para ajudarem as populações de países em desenvolvimentoMil quatrocentos e três portugueses realizam este ano ações de voluntariado missionário: 1014 em Portugal e 389 em países em vias de desenvolvimento. a quantidade de voluntários é agora maior do que em período homólogo verificando-se um aumento dos que partem para fora da Europa, mostram os dados da Rede de Voluntariado Missionário, coordenada pela Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Este ano, Cabo Verde acolhe 89 voluntários, Moçambique 76, São Tomé e Príncipe 70, Guiné-Bissau 65, angola 38, Brasil 27, Timor-leste nove, Espanha cinco, Honduras quatro. Países como a Zâmbia, República Centro africana e Peru recebem, cada um, dois voluntários.
Em projetos de curta duração participam 349 voluntários. Em ações de longa duração, 40. No total, 70 por cento dos voluntários são mulheres e 30 por cento homens. a maior parte tem idades compreendidas entre 18 e 35 anos, sendo 87 por cento estudantes, recém-licenciados ou cidadãos empregados que dedicam as suas férias a projetos de voluntariado internacional.
Entre os 389 voluntários que partem para países em vias de desenvolvimento, 100 repetem a experiência, representando 25,7 por cento do universo das partidas.com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, 18 despediram-se, dez pediram uma licença sem vencimento para rumar a países em desenvolvimento, e outros dez desempregados decidiram também dedicar-se ao voluntariado missionário, representando um total de três por cento no universo do número de partidas.