Depois da história ter mostrado as consequências da falta de apoios aos mais vulneráveis, a OMS pede meios para evitar ciclo de fome e doenças na Somália
Depois da história ter mostrado as consequências da falta de apoios aos mais vulneráveis, a OMS pede meios para evitar ciclo de fome e doenças na SomáliaSe a atual situação de fome se mantiver na Somália poderá criar-se um ciclo devastador de falta de alimentos e de doenças, alertam os responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a agência das Nações Unidas, a saúde da população está a piorar, fazendo com que as pessoas se tornem vulneráveis às infeções.
Os responsáveis da OMS estão alarmados com a escassez crónica de fundos para operações essenciais de resposta ao fenómeno que está a causar o atual panorama dramático no país: a seca. O fenómeno já destruiu plantações e o gado, deixando mais de 3,3 milhões de pessoas a passar fome, apontam os serviços de comunicação das Nações Unidas.
além disso, a seca provocou também a falta de água potável. O mundo não deve assistir uma catástrofe, depois da história ter demonstrado terríveis consequências da falta de ação, refere a OMS. Em 2011, mais de 250 mil somalis morreram, metade dos eram menores.