Estudantes de uma instituição do ensino superior portuguesa têm andamento uma campanha contra o extremismo e o discurso de ódio
Estudantes de uma instituição do ensino superior portuguesa têm andamento uma campanha contra o extremismo e o discurso de ódio Para combater o extremismo e discurso de ódio em Portugal, foi lançada a campanha “Respeech”, pelos estudantes que frequentam o mestrado de Relações Internacionais/Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, na Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra.
a campanha é desenvolvida em parceria com o Facebook e com a agência EdVenture Partners (EVP), no âmbito do “Peer2Peer”, um programa mundial de combate à proliferação do discurso de ódio nos meios digitais, prevenindo assim a radicalização, informam os serviços de comunicação da instituição de ensino superior portuguesa.
a iniciativa surge depois de feito o diagnóstico aos principais focos do discurso de ódio em Portugal, aponta Maria João Medeiros, uma das alunas envolvidas no projeto. O objetivo é, por isso, atacar as causas deste fenómeno recorrendo a uma abordagem de proximidade com a população jovem e à desconstrução de ideias motivadoras de discriminação em Portugal, explica a estudante.
Para tal, será criada uma comunidade global “online” e “offline”, fomentando um espírito de consciencialização que facilite a desconstrução de estereótipos – a causa do discurso de ódio, explicam os estudantes que desenvolvem a campanha. a ideia relaciona-se com a intenção de introduzir, nas faixas etárias mais jovens, as ferramentas que podem ser utilizadas para lutar contra o extremismo, de uma forma interativa e dinâmica, referem.
além das comunidades digitais, vão ser dinamizados workshops em estabelecimentos escolares e outras instituições do país, revelam os alunos. a participação na campanha pode ser feita através da plataforma digital projeto “Respeech” ou através do Facebook.