Num país onde a cólera tem provocado a morte a milhares de pessoas, foi agora inaugurado um sistema para assegurar o abastecimento deste bem essencial à população
Num país onde a cólera tem provocado a morte a milhares de pessoas, foi agora inaugurado um sistema para assegurar o abastecimento deste bem essencial à populaçãoUm sistema de abastecimento de água potável foi implantado na região haitiana de Lascahobas, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de combater a epidemia de cólera no país, que atualmente se encontra sob controlo, conforme indicou ajax Porto Pinheiro, comandante das tropas da Missão da ONU no país.
Esta é uma iniciativa que vem ao encontro do que a comunidade desejava. a tendência é melhorar o sistema de abastecimento de água e purificação, disse o general da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTaH), em declarações aos serviços de comunicação das Nações Unidas. Segundo o responsável, agora é corrigir e resolver da melhor forma possível esse problema que é sério no país.
O coordenador humanitário da ONU e vice-representante do secretário-geral no país, El-Mostafa Benlamlih, frisa que são cruciais todos os esforços que visem assegurar o fornecimento de água potável e saneamento básico a fim de eliminar a cólera. O responsável acredita que a erradicação da doença pode ser alcançada em dois ou três anos, se as autoridades derem ênfase a uma ação imediata na capacidade de resposta e gestão e tratamento da água. Dados oficiais do governo mostram que desde 2010 até 11 de março deste ano, quase 9,5 mil haitianos morreram devido à doença.