analisar o acolhimento e estruturas de acolhimento do Santuário de Fátima é tema das jornadas que o Santuário de Fátima e Servitas promovem a 17 e 18 de Fevereiro de 2006.
analisar o acolhimento e estruturas de acolhimento do Santuário de Fátima é tema das jornadas que o Santuário de Fátima e Servitas promovem a 17 e 18 de Fevereiro de 2006.
“O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens”, é o tema geral das Jornadas Nacionais sobre acolhimento, que se realizam a 17 e 18 de Fevereiro de 2006, em Fátima.
Estas jornadas terminam um dia antes da cerimónia de trasladação dos restos mortais da Irmã Lúcia para a basílica do Santuário de Fátima.
Na origem do Santuário está uma iniciativa divina, concretizada no pedido da Senhora mais brilhante que o sol para que ali “fizessem uma Capelinha”, lembram o reitor do Santuário de Fátima, Luciano Guerra e o responsável pelas comemorações dos 90 anos das aparições, padre armindo Janeiro.
Este pedido, assumido pelos responsáveis do Santuário, levou, ao longo destes 90 anos, à construção de diversas infra-estruturas e à organização de serviços de acolhimento.
“Com estas jornadas pretende-se reflectir sobre o modo como estamos a acolher o dom que Deus fez ao seu Povo em Fátima e, neste contexto, identificar os modos e os meios mais adequados para acolher cada vez melhor os peregrinos”, esclarecem estes responsáveis.
O itinerário temático inicia-se com uma perspectiva bíblica, prossegue recolhendo a sensibilidade da cultural actual, para depois abordar o específico do Santuário de Fátima e reflectir sobre os serviços e estruturas de acolhimento, terminando com uma reflexão sobre o papel dos acolhedores.
as jornadas sobre o acolhimento são organizadas com a colaboração da associação Servitas de Nossa Senhora de Fátima e dos vários serviços de acolhimento do Santuário.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem consultar a página do Santuário de Fátima