Espanhóis vão abrir posto de cuidados de saúde em região onde os rapazes são obrigados a trabalhar na extração de diamantes e as raparigas a prostituí­rem-se para conseguirem dinheiro que lhes permita sobreviver
Espanhóis vão abrir posto de cuidados de saúde em região onde os rapazes são obrigados a trabalhar na extração de diamantes e as raparigas a prostituí­rem-se para conseguirem dinheiro que lhes permita sobreviverUm posto de saúde vai nascer na República Democrática do Congo (RDC), por iniciativa dos responsáveis da organização não governamental espanhola Manos Unidas. O novo espaço vai estar em funcionamento no Centro Salesiano Muetu Dom Bosco, situado na cidade de Mbuji-Mayi, região de onde é extraído um terço dos diamantes industriais do mundo.

Em Mbuji-Mayi, centenas de milhares de famílias procuram artesanalmente diamantes em condições difíceis devido ao clima subtropical e, com uma temperatura média de 35 graus e um alto índice de humidade, sem água potável, sem luz e estradas, explica a agência Fides.

Os profissionais de saúde vão atuar junto de uma população onde os rapazes, desde os cinco anos de idade, são explorados na procura de diamantes, enquanto as raparigas são forçadas a prostituírem-se para levar dinheiro para casa, circunstâncias que motivam a fuga de muitos menores.

No novo posto de cuidados médicos serão tratadas, sobretudo, crianças que vivem nas ruas, roubam nos mercados, abandonam a escola, sofrem de desnutrição e de outras doenças como malária, febre tifóide, epilepsia e tuberculose.