Estudantes de uma escola de Leiria vão estar num estabelecimento prisional da região e, em conjunto com os reclusos, vão declamar poesia e plantar árvores
Estudantes de uma escola de Leiria vão estar num estabelecimento prisional da região e, em conjunto com os reclusos, vão declamar poesia e plantar árvoresOs alunos da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo vão deslocar-se até ao Estabelecimento Prisional de Leiria para desenvolver com os reclusos sessões de escrita, ilustração, declamação de poesia e plantação de árvores, no âmbito da Semana da Leitura.
O evento arranca na próxima terça-feira, 21 de março, prolongando-se até dia 2 de abril, envolvendo cerca de 7. 000 alunos de escolas do concelho de Leiria e contemplando a dinamização de um total de 321 atividades, como concursos, palestras, encontros com escritores, “bookcrossing”, dinâmicas ligadas à ciência, partilhas de leitura e homenagens a autores locais.
a Semana da Leitura é um projeto quase único a nível nacional. Conseguimos uma articulação muito boa entre as 24 bibliotecas escolares. Estamos cada vez mais apurados nesta articulação. É um verdadeiro trabalho em rede, explicou anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, citada pela agência Lusa.
Pela primeira vez no âmbito desta iniciativa, crianças com idades compreendidas entre os oito e os dez anos são convidadas a passar a noite na Biblioteca Municipal afonso Lopes Vieira, numa festa com livros, autores, ilustradores e contadores de histórias. Dia 30, o músico Diogo Piçarra apresentará o espetáculo Diogo Piçarra em Pessoa, numa abordagem à obra de Fernando Pessoa.
associada à Feira do Livro e da Leitura de Leiria, a Semana da Leitura é organizada pelo município, Rede de Biblioteca Escolares e Instituto Politécnico de Leiria. além das escolas do concelho, vão animar a Feira do Livro e da Leitura de Leiria, a biblioteca municipal, o Centro Hospitalar de São Francisco e o centro histórico da cidade.