a maioria das crianças que vivem nas nações afectadas pelo tsunami do ano passado sentem uma grande esperança no futuro, disseram as Nações Unidas.
a maioria das crianças que vivem nas nações afectadas pelo tsunami do ano passado sentem uma grande esperança no futuro, disseram as Nações Unidas. Um estudo feito pela agência das Nações Unidas dedicada às crianças, a Unicef, chegou à conclusão de que 80 por cento das crianças na Tailândia, Sri Lanka e Índia estão “contentes e confiantes”. Mas os resultados foram menores na Indonésia, a nação mais afectada pelo tsunami, onde apenas 60 por cento expressaram optimismo em relação ao futuro.
O impacto psicológico do tsunami ainda está muito presente na vida das crianças. Segundo a Unicef, estão a recuperar lentamente do tsunami de 26 de Dezembro, mas as suas vidas continuam a ser afectadas de muitas maneiras. Há necessidade de apoio contí­nuo por bastante tempo.
O estudo abarcou 1. 600 crianças dos oito aos 17 anos e reflecte a severidade das suas experiências. Todos tinham sido afectados directamente pelo tsunami, mas 70 por cento das crianças indonésias tinham perdido pelo menos um familiar. a maior parte das crianças receiam que aconteça outro desastre natural.