O Museu do Oriente vai ser palco de um programa de atividades desenvolvido em torno do filme «Silêncio», de Martin Scorsese, que narra a história de dois sacerdotes portugueses no Japão
O Museu do Oriente vai ser palco de um programa de atividades desenvolvido em torno do filme «Silêncio», de Martin Scorsese, que narra a história de dois sacerdotes portugueses no Japão a estreia do filme Silêncio, em Portugal, está na origem de um programa de iniciativas que inclui um debate e visitas guiadas temáticas ao Museu do Oriente, em Lisboa. Realizado pelo norte-americano Martin Scorsese, a película baseia-se no romance Silêncio, de Shusaku Endō, que aborda o trabalho missionário de portugueses no Japão do século XVII.

O programa de iniciativas foi desenvolvido pelos responsáveis da Fundação Oriente, em colaboração com a Companhia de Jesus (Jesuítas), congregação a que pertencem os protagonistas do filme, e a NOS audiovisuais, responsável pela distribuição da película.

a conferência dedicada ao filme vai decorrer sob o tema Portugal e o Japão: história de um sucesso mal sucedido, na próxima quarta-feira, 11 de janeiro, a partir das 18h00. Entre os oradores estão José Frazão, Provincial dos Jesuítas, João Paulo Costa, historiador, e Clara Ferreira Alves, jornalista. a moderar o debate vai estar o também jornalista Joaquim Franco.

Seguem-se três visitas guiadas, dias 14, 21 e 28 janeiro, às 16h00, à exposição Presença Portuguesa na Ásia, onde peças selecionadas servirão de ponto de partida para explorar diferentes perspetivas da história do relacionamento Portugal-Japão e o seu legado. a participação nas atividades é gratuita, sendo a inscrição obrigatória.