a Organização Mundial da Saúde disse que uma vacina experimental para o ébola foi considerada altamente protetora contra este ví­rus mortal num grande ensaio na Guiné. Quase 12 mil pessoas participaram no estudo durante o ano de 2015
a Organização Mundial da Saúde disse que uma vacina experimental para o ébola foi considerada altamente protetora contra este ví­rus mortal num grande ensaio na Guiné. Quase 12 mil pessoas participaram no estudo durante o ano de 2015 a vacina é a primeira a prevenir a infeção de um dos mais letais patogéneos conhecidos, e as descobertas acrescentam peso aos primeiros resultados do ensaio publicados no ano passado, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) num comunicado de imprensa, observando os resultados do último ensaio, publicado esta sexta-feira na revista médica The Lancet.
De acordo com a OMS, a vacina rVSV-ZEBOV foi estudada num ensaio envolvendo 11841 pessoas na Guiné durante 2015. Entre as 5837 pessoas que receberam a vacina, não foram registados casos de ébola dez dias ou mais após a vacinação. Em comparação, houve 23 casos dez dias ou mais após o período de vacinação entre aqueles que não receberam a vacina.
Embora estes resultados convincentes cheguem tarde demais para aqueles que perderam a vida durante a epidemia do ébola na África Ocidental, eles mostram que quando irromper um próximo surto de ébola, não estaremos indefesos, apontou Marie-Paule Kieny, principal autora do estudo.