a assembleia-geral das Nações Unidas criou o novo Fundo Central de Resposta de Emergência para possibilitar uma base de apoio em caso de crise.
a assembleia-geral das Nações Unidas criou o novo Fundo Central de Resposta de Emergência para possibilitar uma base de apoio em caso de crise. O objectivo é reunir 500 milhões de dólares para uso das agências das Nações Unidas em caso de emergência. Deste modo, é possível uma resposta efectiva e eficiente em três, máximo quatro, dias.
“Estabelecendo o Fundo Central de Resposta de Emergência (FCRE) tomámos a decisão crí­tica de assegurar que a resposta internacional às crises humanitárias seja mais efectiva e igualitária”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi annan.
“No passado, começávamos a reunir contribuições quando atingidos por uma crise”, disse annan. “Com o novo fundo, teremos a capacidade de começar a operar imediatamente, enquanto esperamos que cheguem mais doações”.
Espera-se que o FCRE salve vidas ao disponibilizar meios para operar com celeridade em caso de emergência e para eliminar custos adicionais por atrasos na chegada dos apoios. Também visa assegurar que as crises “esquecidas” pelos meios de comunicação continuam a receber a ajuda de que necessitam.
O lançamento do novo fundo está previsto para Janeiro, e espera-se que esteja completamente operacional em Março.