Desde 17 de Dezembro de 1985 que, por iniciativa das Nações Unidas, se comemora o Dia Internacional do Voluntário a 5 de Dezembro.
Desde 17 de Dezembro de 1985 que, por iniciativa das Nações Unidas, se comemora o Dia Internacional do Voluntário a 5 de Dezembro. O Dia Internacional do Voluntário é uma oportunidade para as organizações de voluntariado e os voluntários darem a conhecer os seus contributos a nível local, nacional e internacional. agora que a comunidade internacional luta para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, elaborados pelas Nações Unidas, o voluntariado toma uma forma muito específica no trabalho para o desenvolvimento. Todos temos que contribuir com o nosso grão de areia para este grande projecto.
Organizações em todo o mundo promovem concentrações, projectos e iniciativas gratuitas de cuidados médicos e legais, para comemorar este dia. Os meios de comunicação apontam os seus projectores e dão a conhecer estas iniciativas. Porém, a pergunta crítica é: Que acontece a 6 de Dezembro? Os jornais voltam a sua atenção para outras coisas e o som vai desaparecendo, mas o trabalho silencioso dos voluntários continua, com ou sem publicidade e reconhecimento. Numa resolução de 2001, a assembleia-geral das Nações Unidas, pediu aos “governos, com o apoio activo dos meios de comunicação, sociedade civil e sector privado, para comemorar o Dia Internacional do Voluntário, e para dar seguimento aos projectos”.
Encorajar mais pessoas para o voluntariado é uma tarefa de 365 dias por ano. Se considerarmos o trabalho comprometido de voluntários de todas as idades, que pelo mundo fora se dedicam a todo o tipo de actividades, o Dia Internacional do Voluntário deveria ser um dia sem fim.